O Erasmus Mundus + é um programa de cooperação internacional estudantil, criado em 2004, pela União Europeia para fomentar o intercâmbio e a mobilidade individual e de grupos estudantis voltada para aprendizagem, cooperação, qualidade, inclusão e equidade. A excelência e a inovação em nível das organizações políticas no domínio do ensino e formação, a promoção da mobilidade para aprendizagem não formal e informal com a participação ativa entre os jovens, assim como a mobilidade para fins de aprendizagem de pessoal da área desportiva.
I - Ações do programa Erasmus
1. Mobilidade de indivíduos:
a. Atividades de participação ;
b. Descoberta da UE ;
c. Oportunidade de aprendizado de idiomas para os participantes que realizam mobilidade no exterior ;
d. Intercâmbios virtuais no ensino superior ;
2. Cooperação entre organizações e instituições
a. Parcerias de cooperação para impulsionar a internacionalização das organizações e de suas atividades ;
b. Parcerias em pequena escala ; Esta ação oferece oportunidades para alunos, estudantes, estagiários e jovens, como professores, formadores, animadores da juventude, treinadores desportivos, funcionários de instituições de ensino e organização da sociedade civil de realizar uma aprendizagem e/ou experiência profissional em outro país ;
c. Parcerias para excelência com:
- Universidades Europeias para fomentar o surgimento de redes entre instituições de ensino superior para cooperação transfronteiriça.
- Centro de excelência profissional para atuar em um determinado contexto local, criando nichos de inovação, desenvolvimento regional e inclusão social
- Academia de professores Erasmus
- Ação Erasmus Mundus para promover a excelência e a internacionalização mundial das instituições de ensino superior através de programas de estudos – ao nível de mestrado – ministrados e reconhecidos conjuntamente por IES estabelecidas na Europa e abertas a instituições de outros países.
https://erasmus-plus.ec.europa.eu/programme-guide/part-a/priorities-of-the-erasmus-programme/implements
II - Prioridades do programa Erasmus Plus
1. Inclusão e diversidade
Promoção da igualdade de oportunidades e de acesso, a inclusão, a diversidade e a equidade em todas as suas ações. As organizações e os participantes com menos oportunidades estão no cerne dos objetivos do programa. As organizações devem adotar abordagem inclusiva durante a concepção dos projeto e atividades, tornando acessíveis a um leque diversificado de participantes.
2. Transformação digital
A crise da COVID-19 evidenciou a importância da educação digital para a transformação digital de que a Europa necessita, especialmente, salientou a necessidade de aproveitar o potencial das tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem e de desenvolver competências digitais para todos. O Plano de Ação para Educação Digital pisa apoiar este esforço no sentido de colocar os aprendentes, educadores, os técnicos de juventude, os jovens e as organizações no caminho da transformação digital.
3. Ambiente e combate às transformações climáticas
O ambiente e a ação climática são prioridades fundamentais para a UE e continuarão a sê-lo no futuro. A comunicação ao Pacto Ecológico Europeu é a nova estratégia de crescimento europeia, que reconhece o papel fundamental das escolas, das instituições de formação e das universidades no diálogo com os alunos, os pais e a comunidade em geral sobre as mudanças necessárias para uma transição bem-sucedida para a neutralidade carbónica até 2050.
4. Participação na vida democrática
O programa fomenta a cidadania ativa e a ética na aprendizagem ao longo da vida; fomenta o desenvolvimento de competências sociais e intelectuais, o pensamento crítico e a literacia mediática. É também dada prioridade a projetos que proporcionam oportunidades de participação das pessoas na vida democrática e de envolvimento social e cívico através de atividades de aprendizagem formal e não formal.
As instituições conveniadas podem receber e enviar estudantes para instituições europeias.
O programa oferece bolsas sanduíches e bolsas integrais na modalidade Erasmus Plus em, pelo menos, dois, três ou quatro países diferentes no mestrado. Os estudantes precisam ter fluência no idioma inglês e aqueles estudantes que se destacam pela sua excelência acadêmica e pelo seu elevado nível de integração teriam maiores oportunidades de ingresso no programa.
III - Cursos com Inscrições Abertas
Atualmente existem 163 cursos de mestrados com inscrições abertas, alguns podem interessar diretamente aos estudantes da UFPB, cito 22 programas com inscrições abertas e os grupos de países onde são ofertados
(fonte:https://www.eacea.ec.europa.eu/scholarships/erasmus-mundus-catalogue_en?page=0).
1. Engenharia de Metais e Minerais Sustentáveis oferecido na Finlândia, Áustria, Croácia e Chile.
2. Mestrado Europeu em Direito, Dados e Inteligência Artificial com sedes na Irlanda, França, Espanha e Itália.
3. Engenharia Sustentável de Biomassa e Bioprodutos, oferecido na Polônia, Espanha e Finlândia.
4. Inteligência artificial em Química, oferecido na França, Itália, Eslovênia, Portugal, Rússia, Israel e Ucrânia.
5. Mestrado internacional em Descoberta de Medicamentos Sustentáveis, oferecido na Bélgica, França, Polônia e Holanda.
6. Mestrado em Cibersegurança, com sede na França, Luxemburgo e Bélgica.
7. Dinâmica de sistemas de Energia baseada em Renováveis, oferecido em IES da França, Espanha, Alemanha, România
8. Empreendedorismo de impacto com sede na Bélgica, Lituânia e Croácia
9. Política de desenvolvimento global com sede em Checoslováquia, Itália e França.
10. Mestrado internacional em Medicina Inovadora oferecido na Holanda, Chile, México, Brasil, Colômbia, Alemanha e Suécia.
11. Mestrado Internacional de Ciências dos Solos e Mudanças Globais oferecido na Bélgica, Dinamarca, Alemanha e Áustria.
12. Pesquisa e inovação no Ensino Superior ofertado na Áustria, Hungria, Índia, China, Alemanha e Finlândia.
13. Culturas de Mídia Artista oferecido na Áustria, Dinamarca, Singapura e Polônia.
14. Política de Educação para o Desenvolvimento Global com sede na Espanha, Alemanha, Reino Unido e Cípria.
15. Mestrado em Estudos da Mulher e do Gênero com oferta na Espanha, Itália, Reino Unido, Holanda e Polônia.
16. Mestrado Europeu em Engenharia, Tecnologia e Negócios de Sistemas de Alimentação Sustentável que será oferecido na Bélgica, Portugal, Alemanha e Irlanda.
17. Engenharia mecatrônica com oferta de cursos na Espanha, Rússia, Egito, França e Alemanha.
18. Mestrado Conjunto Europeu em Serviço Social com Crianças e Jovens oferecido na Lituânia, Portugal, Eslováquia e Lituânia.
19. Saúde de Plantas em Sistema de Cultura Sustentável oferecido na Espanha, Itália, Alemanha e França.
20. Mestrado Europeu em Melhoramento Animal e Genética ofertado na Áustria, França, Holanda, Suécia, Alemanha e Noruega.
21. Sistemas de energia inteligentes descentralizados oferecidos na França, Itália, Suécia e Espanha.
22. Gerenciamento e Análise de Big Data ofertado na Bélgica, França, Holanda, Espanha, Alemanha e Itália.
IV - Documentação exigida para inscrição nos programas de mestrados
1. Diploma de graduação ;
2. Histórico acadêmico ;
3. Carta de recomendação ;
4. Carta de motivação ;
5. Certificado de proficiência em inglês ou em outra língua estrangeira do país selecionado para fazer o curso ;
6. Documento de identidade (passaporte).
V - Opções de candidaturas no formulário eletrônico de inscrição
- Marcar a opção de programa Erasmus Plus
- Marcar a opção de bolsa Erasmus Plus
- Via de regra não precisa fazer duas candidaturas separadas para as duas opções acima.
VI - Cuidado com os prazos para de candidaturas aos cursos e programa de bolsas
A candidatura para o programa de bolsas termina antes da candidatura para o programa de curso, por exemplo, a candidatura para o programa de bolsa termina ou em dezembro do ano anterior ou em fevereiro do ano corrente as inscrições no programa Erasmus Mundus de curso, o que normalmente ocorre entre abril a outubro.
Se o prazo de inscrição das bolsas no programa Erasmus Mundus foi esgotado, o que faço? Calma, existem opções de modalidades de bolsa ou auxílio estudantil na página do mestrado que deseja estudar. Porém, se não encontrar opções é preciso aguardar a abertura do novo prazo de inscrições de bolsas no ano seguinte.
VII - UFPB no Erasmus Mundus
A participação dos estudantes da UFPB no programa Erasmus Mundus de intercâmbio acadêmico ainda é modesta, esperamos que ampliando e divulgando informações básicas sobre o programa possa despertar o interesse dos estudantes da UFPB e aumentar a demanda pela participação no programa nos próximos anos.
Maiores informações consultar o Guia eletrônico do programa Erasmus Mundus em português no seguinte endereço: https://erasmus-plus.ec.europa.eu/sites/default/files/2021-09/2021-erasmusplus-programme-guide_v2_pt.pdf