Notícias
DAV DIVULGA DOCUMENTO SOBRE O APRIMORAMENTO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA CAPES
Aprovado em dezembro de 2018 pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior, novo documento é resultado de ações de aprimoramento dos instrumentos de avaliação propostos para Diretoria de Avaliação da CAPES. Essas modificações visam acrescer a qualidade da formação de mestres e doutores.
Com a mudança na avaliação, foi reduzida a quantidade de itens e quesitos da ficha de avaliação, priorizando aqueles que especificam a qualificação dos programas. Ademais, entrarão no processo de avaliação e julgamento, a autoavaliação e o planejamento estratégico da pós-graduação efetuado pela instituição.
Uma substituição relevante é a elaboração de novos critérios para o Qualis Artístico, Cultural e Classificação de Eventos em vez de seu antecedente o Qualis Artístico. A modificação propicia a utilização de diversos indicadores por área além de Artes, como Arquitetura, Urbanismo e Design, Comunicação e Informação, Antropologia/ Arqueologia, e Ciência da Computação.
Além dessas alterações, foi publicado também o relatório de Classificação de Livros (0942118), que tem por finalidade “articular, planejar e executar as tarefas das respectivas áreas junto à CAPES, incluindo aquelas relativas à avaliação dos programas de pós-graduação” assim como a relevância do aprimoramento dos processos avaliativos da produção intelectual propiciada pelos programas de pós-graduação, e mais especificamente na classificação de livros.